sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vitaminas

  

Vitamina C


A vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sangüíneos. Além disso é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.
Vitamina C tópica age somente a nível de pele.  Tem os seguintes efeitos no organismo em doses moderadas:
• Favorece a formação dos dentes e ossos;
• Ajuda a resistir às doenças. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto

Fontes: Acerola , Mamão papaia , Laranja , Limão, Melão, Brócolis, Morangos, Manga, Kiwi, Grapefruit, Pimentão vermelho ou verde, Couve, Ervilha,Caju, Vitamina E A vitamina C e o complexo B, que são hidrossolúveis (se diluem na água), perdem-se pelo vapor ou pela própria água do cozimento. Por este motivo o cozimento brando a vapor, ou com pequena quantidade d'água, para alimentos com elevado teor de beta-caroteno (precursor da vitamina A) como cenouras, batata doce, brócolis e espinafre, é aconselhável. Somente 1% do beta-caroteno da cenoura é utilizado pelo corpo, entretanto um cozimento brando pode aumentar a absorção ao auxiliar a digestão.

Vitamina E - Tocoferol

É lipossolúvel e permanece mais tempo em nosso organismo. É aconselhável tomar Vitamina E associado a Vitamina C;
Necessária a formação de novas células sexuais;
Vital para o sangue;
Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculares;
Melhora a circulação sanguínea, regenera tecidos;
Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular.Este tipo de vitamina atua através do bloqueio das moléculas instáveis de oxigênio singlete. A vitamina E previne a oxidação espontânea dos elementos polinsaturados e protege, em termos funcionais, estruturas celulares importantes dos tecidos, supostamente através da inibição da peroxidação lipídica.
A vitamina E está amplamente disponível nos cereais integrais, oleaginosas, hortaliças, óleo de sementes e, em especial, no óleo de germe de trigo.
Fontes: Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, castanhas, etc...), Semente de trigo, Folhas verdes (brócolis, espinafre, vagem, etc...), Batata doce, Leite, Cereais integrais, Aveia, Abacate, Girassol, Óleo de Oliva, Ovos, Tomate, Cenoura, Banana, Salmão, Abacate, Batata.

Vitamina A - Retinol

• Solúvel em gordura e essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Sua função principal é a proteção da pela e retina;
Atua também no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. É preciso ter cautela no uso de vitamina A, pois em excesso, ela também é prejudicial ao organismo.
O excesso pode causar: pele seca, áspera e descamativa, fissura nos lábios, cansaço e irritabilidade;
Utilizada com a vitamina C para acne;
Fontes: Espinafre, Manteiga, Leite, Cenoura, Sardinha, Batata doce, Couve, Alface, Ovos, Fígado, Escarola, Salsa.

 

Vitamina B1 – Tiamina

Auxilia no metabolismo das Gorduras Vitalidade de pele e cabelo;
Auxilia na manutenção do tônus muscular Energia celular
Sinais de falta: Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.
Inimigos da Vitamina B1: Álcool, café e cigarro, antiácido, barbitúricos, diuréticos, excesso de doces e açúcar.
Fontes: Arros Integral, Grãos, Frutos do mar, Peixe, Espinafre, Couve flor, Cereais, Ovo.

Vitamina B3 – Niacina

Protege a pele dos raios solares;
É necessária para a circulação adequada e pele saudável;
Auxilia no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo;
A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.
Fontes: Peixe, Camarão, Frutos do mar, Germe de Trigo, Semente de Girassol, Aves, Fígado, Rim, Carnes, Ovos, Frutas em geral.

Vitamina B6 – Piridoxina

• Ativa enzimas que participam da síntese de carboidratos e aminoácidos
• A vitamina B6 (Piridoxina) é, na realidade, um grupo de substâncias: piridoxina, piridoxal e piridoxamina. Essas substâncias estão intimamente associadas e funcionam juntas.
• É excretada cerca de oito horas após a ingestão e, como as outras vitaminas B, precisa ser reposta através de alimentos integrais, ou de suplementos. Sua necessidade aumenta nas dietas com alto teor protéico.
• Responsável pela produção de anticorpos e de células vermelhas do sangue, assim como para a produção de ácido clorídrico e magnésio.
Benefícios:
• Assimila adequadamente a proteína e a gordura;
• Ajuda na conversão do trip-tofano, que é um aminoácido essencial, em niacina;
• Contribui para evitar diversas perturbações nervosas e da pele;
• Alivia a náusea;
• Promove a síntese de ácidos nucléicos antienvelhecimento;
• Ajuda a reduzir a secura na boca e problemas para urinar causados por antidepressivos tricíclicos;
• Reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas, dormência nas mãos e algumas formas de neurite nas extremidades;
• Funciona como um diurético natural;
• Doenças causadas pela deficiência Anemia - Dermatite seborréica - Glossite.
Fontes: Arroz integral, Lentilha, Lima, Batata, Abacate, Germe de trigo, Semente de girassol, Salmão, Fígado, Rim, Coração,Ovo.

Vitamina B8 – Biotina

A vitamina H (hidrossolúvel) ou biotina, como também é conhecida, funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Ela age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. A vitamina H pode ser encontrada através de levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite. Também é produzida por bactérias do intestino.
A carência de vitamina H causa furunculose, seborréia do couro cabeludo e eczema.

Vitamina D

É uma vitamina solúvel em gordura obtida através da luz do sol e fontes dietéticas. A vitamina D ou (calciferol) promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar).
Atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado;
Regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos;
Essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes;
Favorece o crescimento Tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
Fontes: Peixes Gordurosos, Fígado, Gema de Ovo, Leite, Semente de Girassol